domingo, 25 de julho de 2010

 
HORTELÃ
A hortelã-miuda, é empregada como tempero e age como calmante quando usada em chá. A hortelã-pimenta, estimula a pele e os terminais nervosos sensíveis ao frio. Para aquecer ambientes muito frios, coloca-se uma bacia com água e folhas de hortelã. Como digestivo, faz-se uma infusão com 100g de água quente já adoçada, coloca-se 5g de folhas frescas ou secas de hortelã, filtrar e beber em seguida bem devagar. Para excitação nervosa e insônia colocar uma pitada de folhas frescas de hortelã em uma xícara de água quente, filtrar e beber o liquido. (Em casos de insônia, tomar antes de deitar).

Etiquetas:


terça-feira, 20 de julho de 2010

 

   BACALHAU  

O Bacalhau da Noruega é por si só sinónimo de qualidade. Salgado e seco de acordo com os métodos tradicionais, o tradicional corte em três bicos na parte mais larga do bacalhau seco, mostra que o peixe foi preparado depois de ter sido pescado.

Assim que o bacalhau é descarregado ainda fresco na fábrica de transformação é-lhe retirada a cabeça, através de um corte feito à faca ao longo da abertura das guelras, mantendo o lombo que termina junto à parte posterior da cabeça. Só com o peixe ainda fresco é possível realizar esta operação.

Quando o bacalhau é capturado por navios fábrica, o peixe é congelado imediatamente após a sua captura. Ao chegar às fábricas em terra, separar a cabeça só se torna possível com um corte a direito feito habitualmente com serra, devido ao estado de rigidez do peixe.

Para voltar a conseguir um estado de maleabilidade que permita o corte à faca, torna-se necessário descongelar o bacalhau em água do mar purificada por ionizador e com temperatura controlada. A maior parte das fábricas de transformação não possui este tipo de tanques de descongelação.

Normalmente o bacalhau que foi congelado em alto mar e mal descongelado em terra para ser transformado em bacalhau salgado seco, apresenta algumas mazelas ao longo da espinha central.

Como demolhar o bacalhau

Servindo não apenas como conforma de se retirar o excesso de sal do bacalhau, o processo de demolha, permite que o Bacalhau da Noruega volte a ganhar volume, confeccionando-se assim um maior número de refeições, com a vantagem de se poderem aproveitar todas as partes do peixe na confecção das mais variadas receitas, como vimos anteriormente.

A demolha, caracteriza-se por ser um processo em que o peixe salgado seco, retoma o nível de água que perdeu durante a secagem. De acordo com o processo de secagem, o bacalhau perdeu cerca de metade do seu peso, voltando por isso a ganhar peso e volume ao ser demolhado. Com a demolha, as fibras musculares do bacalhau ficam mais soltas, permitindo que quando cozinhadas, se separem mais facilmente, lascando na perfeição.

Uma das regras para uma boa demolha, é que esta seja feita em água fria, sendo que o ideal é utilizar-se água abaixo dos 8ºC de temperatura. Caso seja necessário demolhar pequenas quantidades de bacalhau sem recorrer a água corrente, recomenda-se o uso de gelo, de forma a manter a água em temperatura baixa, isto caso não se disponha de espaço livre no frigorífico.

Aqui fica a nossa sugestão para uma boa demolha:

- Passe o Bacalhau por água corrente para retirar o excesso de sal e coloque-o num recipiente com água fria, com a pele voltada para cima, mudando a água de 6 em 6 horas.
- Consoante a dimensão do peixe, a demolha pode durar entre 24 e 48 horas.
Depois de demolhado, o Bacalhau está pronto a ser confeccionado ou poderá ser guardado no congelador, passando-o por um pano limpo para retirar o excesso de água. Assim é mais fácil preparar pratos rápidos e diferentes com Bacalhau da Noruega sempre que lhe apetecer.

Cortes de Bacalhau - como aproveitar

O Bacalhau da Noruega é por si só uma garantia de qualidade. Sendo um peixe versátil e fácil de preparar, o Bacalhau da Noruega é utilizado nas mais variadas receitas, com a vantagem de se poderem aproveitar todas as partes, mesmo as mais finas são igualmente saborosas. Desde pratos frios ou quentes, mais ou menos elaborados, este peixe de características únicas pode ser utilizado na preparação de petiscos, entradas, sopas ou em pratos principais.
Aproveite bem o Bacalhau da Noruega e tire partido dos vários tipos de cortes, descobrindo quais os que melhor se adequam a cada receita.

Posta Alta

Perfeita para grelhar ou assar no forno.
(Ex. de receitas: Bacalhau à Zé do Pipo, Bacalhau com Broa, Bacalhau à Lagareiro).

Posta média

Para preparar inteira, em partes ou em filetes.
(Ex. de receitas: Bacalhau de cebolada, Caldeirada de Bacalhau, Filetes de Bacalhau).

Posta Fina (abas, aparas e rabo)

Abas, aparas e rabo, para pratos em que o bacalhau deve ser desfiado.
(Ex. de receitas: Pataniscas de Bacalhau, Bacalhau com natas, Açorda de Bacalhau,  Salada de Bacalhau, Lasanha de Bacalhau).
Para aproveitar bem o Bacalhau salgado seco, há que cortá-lo consoante os pratos que vai preparar. Solicite na sua loja habitual que este seja cortado de acordo com o que melhor se adequa às suas receitas.
[bacalhau.jpg]

Etiquetas:


quinta-feira, 15 de julho de 2010

 
Couve-flor
Couve-flor

A Couve-flor é uma hortaliça do tipo inflorescência (conjunto de flores) que pertence à espécie Brassica oleracea (couves), assim como o repolho, os brócolos, etc. De textura delicada e tenra exige cuidado e atenção no seu preparo. Pertence ao grupo Botrytis.

É muito importante sob ponto de vista nutricional pois é rica nos minerais cálcio e fósforo, contém quantidades apreciáveis de vitamina C, é livre de gorduras e colesterol e tem teores bem baixos de sódio e calorias. É, por isso, indicada para quem segue uma dieta saudável.

História
Originária da Ásia Menor, foi levada para a Europa no começo do século XVI. Hoje o seu cultivo é fácil pois adapta-se bem em qualquer tipo de solo, com pequenas correcções.

Cuidados
Ao comprar, escolha cabeças compactas fechadas de cor branca ou creme, sem manchas escuras.
  • Se estiver envolvida pelas folhas, estas devem estar verdes e sem sinais de estarem murchas.
  • Quando passada do ponto ou estiver fora do tempo a cabeça fica dividida, murcha e com pontos escuros.
  • Por ser sensível ao manuseio, escolha as cabeças com cuidado, pois as partes danificadas escurecem e apodrecem mais rapidamente.
  • Compre-a por último, evitando assim que ela seja amassada por outros produtos no fundo do carrinho.
  • Pode ser encontrada na forma minimamente processada, já limpa, picada e embalada. Quando nesta forma, deve obrigatoriamente estar em arca refrigerada, para adequada conservação.
  • Evite comprar este tipo de produto quando ele estiver com pontos escuros e com líquido no fundo da embalagem.
  • Por estragar-se rapidamente compre somente a quantidade necessária ao consumo para utilização imediata. pode ser conservada no frigorífico por 3 a 5 dias sem grande perda de qualidade, dentro de saco de plástico perfurado.
  • Antes de guardar, remova as partes escuras e folhas mas não lave a cabeça.
  • Quando guardada já picada, a sua durabilidade é ainda menor.
  • Para congelar, retire o caule mais grosso e as folhas, pique em florzinhas menores e deixe 30 minutos de molho em água e sal (1/4 chávena de sal para 1 litro de água). Em seguida, escorra, cozinhe em água fervente por quatro minutos, escorra novamente e coloque em água gelada até esfriar. Depois seque bem e envolva em saquinho plástico do qual se retirou todo o ar com uma bombinha de vácuo.
DICAS
  • Por ser de fácil digestão o seu consumo é indicado para pessoas de todas as idades. Muitas pessoas não apreciam esta hortaliça por não saberem prepará-la. No entanto, constitui uma saborosa iguaria quando bem feita.
  • O seu preparo básico, consiste na remoção das folhas e das partes muito grossas e duras do caule, seguida pelo cozimento da couve-flor picada ou inteira.
  • Para uniformizar o cozimento da couve-flor inteira faça um corte em forma de cruz nas partes mais grossas. Cuidado para não cozinhar demais, espere a água ferver para depois colocar a couve-flor, e mantenha-a ao fogo somente pelo tempo necessário para deixá-la macia, mas consistente, por cerca de 5 a 10 minutos se picada, ou 15 a 20 minutos se inteira.
  • Para pratos em que a couve-flor seja assada ou frita, cozinhe-a previamente por cerca de 8 minutos em água e sal, e em seguida coloque em uma vasilha com água fria para arrefecer. Depois, prepare-a de acordo com a indicação da receita.
  • Para descongelar a couve-flor, coloque-a em água fervente com sal.
  • Para deixar a couve-flor branquinha após o cozimento, coloque um pouco de leite, uma rodela de limão ou suco de limão na água de cozimento.
  • 1 cabeça média de couve-flor pesa cerca de 750 gramas e rende 3 a 4 porções.
  • Para impedir que a couve-flor provoque gases intestinais, cozinhe-a no vapor.
  • Temperos que combinam com a couve-flor: cebolinha-verde, pimentão, cravo-da-índia, noz-moscada, endro, alecrim, tomilho, alho, cebola, azeite.

Etiquetas:


terça-feira, 13 de julho de 2010

 
Uma fatia de cenoura parece um olho humano. A pupila, íris e linhas raiadas são semelhantes ao olho humano... e, a ciência agora mostra que a cenoura fortalece a circulação sanguínea e o funcionamento dos olhos.

Um tomate tem quatro câmaras e é vermelho. O coração é vermelho e têm quatro câmaras. Toda a investigação mostra que o tomate é de fato um puro alimento para o coração e circulação sanguínea.


As uvas crescem em cacho que tem a forma do coração. Cada uva assemelha-se a uma célula sanguínea e toda a investigação hoje em dia mostra que as uvas são também um alimento profundamente vitalizador para o coração e sangue.



Uma noz parece um pequeno cérebro, com hemisférios esquerdo e direito, cerebelos superiores e inferiores. Até as rugas e folhos de uma noz são semelhantes ao neo-córtex. Agora sabemos que as nozes ajudam a desenvolver mais de 3 dúzias de neurotransmissores para o funcionamento do cérebro.

Os feijões realmente curam e ajudam a manter a função renal, são exatamente idênticos aos rins humanos.

O aipo, bok choy, ruibarbo e outros são idênticos a ossos.
Estes alimentos atingem especificamente a força dos ossos. Os ossos são compostos por 23% de sódio e estes alimentos têm 23% de sódio. Se não tiver sódio suficiente na sua dieta o organismo retira sódio dos ossos, deixando-os fracos. Estes alimentos reabastecem as necessidades do esqueleto.



Berinjelas, abacates e pêras ajudam à saúde e funcionamento do ventre e do cervix feminino – eles são parecidos com estes órgãos. Atualmente a investigação mostra que quando uma mulher come um abacate por semana, equilibra as hormônios, não acumula gordura indesejada na gravidez e previne cancer cervicais.
E que profundo é isto?... Demora exatamente 9 meses para um cultivar um abacate de flor a fruta. Existem mais de 14 000 componentes químicos fotolíticos em cada um destes alimentos (a ciência moderna apenas estudou e nomeou cerca de 141).



Figos estão cheios de sementes estão pendurados aos pares quando crescem. Os figos aumentam a mobilidade e aumentam os números do esperma masculino, assim como ajudam a ultrapassar a esterilidade masculina.


As batatas doces são idênticas ao pâncreas e de fato equilibram o índice glicêmico de diabéticos.

Azeitonas ajudam a saúde e funcionamento dos ovários.



Tangerinas, laranjas e outros citrinos assemelham-se às glândulas mamárias femininas e realmente ajudam à saúde das mamas e à circulação linfática, dentro e fora das mamas.


As cebolas parecem células do corpo. A investigação atual mostra que a cebola ajuda a limpar materiais excedentes de todas as células corporais. Até produzem lágrimas que lavam as camadas epiteliais dos olhos...


Curioso, não é?

Etiquetas: ,


sábado, 10 de julho de 2010

 
   VITAMINAS 


As vitaminas são um grupo de nutrientes orgânicos, essenciais para regular o processamento químico do organismo.
Não podem ser produzidas pelo corpo e por isso, devemos obtê-las preferencialmente através de alimentos ou de suplementos vitamínicos.
Sem todas as vitaminas, a vida não se sustenta.
As vitaminas são necessárias ao bom funcionamento do organismo em quantidades diminutas (miligramas ou microgramas) e estão contidas nos alimentos em quantidades muito pequenas.
Quando temos falta de uma dada vitamina (ou de várias), o nosso organismo funciona mal e surgem doenças.
Essas doenças chamam-se avitaminoses.
Algumas delas são tão importantes que têm nomes especiais, como o escorbuto (doença provocada por carências graves de vitamina C e tem como principais sintomas, feridas que não cicatrizam, hemorragias nas gengivas, inchaço e dores nas articulações) ou o beribéri (doença originada pela falta de vitamina B1, provoca fraqueza muscular e dificuldades respiratórias), por exemplo.
A falta de uma ou mais vitaminas pode acontecer quando a alimentação não é suficientemente variada, quando há problemas no organismo que alteram a absorção das vitaminas ou quando, por diversas razões, o corpo está a consumir mais vitaminas.
Para resolver esse problema, pode rever-se a dieta alimentar, e ingerir alimentos que tenham as vitaminas em deficiência, ou então, se receitados pelo médico assistente, podem tomar-se suplementos vitamínicos.
É mais raro, mas também pode acontecer o contrário: excesso de vitaminas. A hipervitaminose pode acontecer quando se ingere um certo tipo de alimentos a mais ou se tomam vitaminas a mais.
As vitaminas dividem-se em dois grupos:- Vitaminas Hidrossolúveis (solúveis em água)
- Complexo B (Vitamina B1, Vitamina B2, Ácido Pantoténico, Vitamina B6, Ácido fólico, Vitamina B12) - Vitamina C- Vitaminas Lipossolúveis (solúveis em gordura)
- Vitamina A- Vitamina D- Vitamina E- Vitamina KNo organismo, proteínas, hidratos de carbono e gorduras agrupam-se para produzir energia e fortalecer os tecidos. Essas reacções químicas são aceleradas por determinadas vitaminas. As Vitaminas Hidrossolúveis não são armazenadas no corpo e devem ser tomadas diariamente para se prevenir a sua deficiência.
Já as Vitaminas Lipossolúveis (A, D, E, K) podem ser armazenadas. O intestino absorve-as e o sistema linfático transporta-as para as diferentes partes do corpo. As vitaminas lipossolúveis estão relacionadas com a manutenção da estrutura das membranas celulares. O consumo excessivo de vitaminas lipossolúveis, particularmente as vitaminas A e D, pode provocar níveis tóxicos ao organismo. Os minerais necessários à manutenção do corpo humano são dezoito e sem eles, as vitaminas não são assimiladas.
Teoricamente, todos os alimentos deveriam conter vitaminas e sais minerais, mas a industrialização e outros métodos modernos de produção de alimentos podem eliminá-los.As excepções são a vitamina D, que é sintetizada pelo organismo (a uma escala limitada), e as vitaminas B12 e K, que são sintetizadas (pela flora bacteriana) no intestino.A preparação dos alimentos, como a cozedura, o descascar (caso a caso, claro) faz com que se percam vitaminas nos alimentos. A vitamina C e as vitaminas do complexo B, por exemplo, que são hidrossolúveis, perdem-se pelo vapor ou pela própria água da cozedura.As vitaminas são sensíveis a alterações de calor, humidade, luz, presença de oxigénio e deficiências do armazenamento As contínuas evoluções no estudo da micronutrição têm demonstrado que cada vez mais pessoas recorrem a suplementos vitamínicos.
Por vezes, a alimentação por si só, não fornece os elementos nutricionais necessários e, para ter um sistema imunitário capaz de combater doenças e de manter um nível excelente de energia e clareza mental, sejamos obrigados a ir buscar esses elementos a outras substâncias: - os Suplementos Vitamínicos.
Os suplementos vitamínicos não são um substituto dos alimentos e não podem ser ingeridos sem eles. Não são uma compensação para a má alimentação, mas poderão, sempre de acordo com a prescrição do médico assistente, fortalecer a boa dieta alimentar. As vitaminas e os sais minerais agem em conjunto entre si e uma dose excessiva pode perturbar o equilíbrio do organismo. Uma suplementação adequada de vitaminas (e sais minerais) vai assegurar a quem a ingere, o consumo das quantidades correctas para a perfeita manutenção da saúde.As vitaminas actuam de modo mais eficaz quando são ingeridas ao logo do dia.
A melhor hora para se tomar a maioria dos suplementos vitamínicos é durante as refeições. Devem ser ingeridas com outros alimentos e sais minerais para serem melhor absorvidas pelo organismo. A maioria das vitaminas pode ser tomada com segurança, mas é necessário que seja feita a prescrição por um Médico Especialista em Nutrição, que vai verificar com segurança se a pessoa tem alguma deficiência vitamínica e indicará a combinação adequada de vitaminas e sais minerais que actuarão em conjunto para tornar mais saudável quem as ingerir.

Etiquetas:


quinta-feira, 8 de julho de 2010

 
Alimentação Saudável
Não há dúvida que os nossos hábitos alimentares condicionam a nossa saúde. Optar por uma alimentação equilibrada não é apenas considerar as calorias diárias. Deve também preocupar-se na prevenção de certas patologias que estão associadas à alimentação incorrecta.

Factores chave para uma alimentação saudável:


Etiquetas:


segunda-feira, 5 de julho de 2010

 
Fome...

É o nome que se dá à sensação fisiológica que o corpo percebe quando necessita de ser alimentado para manter as suas actividades habituais da vida. Em casos complicados, pode levar a um mal desenvolvimento e funcionamento do organismo.

E como estou cheio de fome, está na altura de ir petiscar...
Mas este erro predispõe outro:  o célebre  «petiscar»  frequente, durante o dia, muitas vezes de alimentos calóricos, nada recomendados para a dieta....
Sabia que 59% dos obesos petiscam durante o dia em detrimento das refeições principais ?
Se os alimentos ingeridos forem ricos em gordura e açúcar, então as calorias vão mesmo acumular-se...  E depois ?...

Por exemplo, uma pastilha elástica contém 77% de açúcar. Atenção ainda às bebidas que também são muito açucaradas, como por exemplo os refrigerantes. O melhor é a água, mas sem gás !...
O hábito de petiscar a qualquer momento deve ser evitado e o consumo de guloseimas tem que ser uma excepção, pois estas atitudes contribuem para a falta de apetite às refeições, descontrolando o organismo.

Hoje em dia, a preocupação com a saúde e com a qualidade de vida está em alta,  justamente pelo estilo de vida assumido pela maioria da população, forçada a mudar os seus hábitos e comportamentos, principalmente devido a factores sócio-político-económico.

Escolha o melhor para a sua vida, afinal ela é única e exclusivamente sua, ninguém pode querer cuidá-la melhor do que você mesmo.
Ou não será verdade ?...

Crie novos hábitos, tenha bons pensamentos, alimente-se bem, durma bem, exercite-se, tenha momentos entre amigos e família, faça exames periódicos! Assim, você estará sempre com a energia renovada e de bem com a sua vida!
Você é responsável pela sua saúde, pela sua vida!...

Tudo está nas suas mãos, porque o corpo é o seu maior património!
Por isso mesmo cuide bem dele !!!...  Cuide da sua própria saúde !
E...  seja FELIZ !!!
Tenho fome... Vou petiscar...

Etiquetas:


quinta-feira, 1 de julho de 2010

 
prato

BEM VINDO(A)...

O primeiro passo para adoptar uma dieta saudável é saber o que cada alimento pode trazer de benefícios, à nossa saúde.
Aqui pode ver, ler e aprender algumas dicas sobre vários alimentos que podem tranquilamente estar nas nossas mesas.

Navegue pelas categorias para colocar a mão na “massa” e para começar a comer bem, hoje mesmo!

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje!
Claro que não há dias sem excepção.

Seja bem vindo.

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]