sábado, 10 de julho de 2010

 
   VITAMINAS 


As vitaminas são um grupo de nutrientes orgânicos, essenciais para regular o processamento químico do organismo.
Não podem ser produzidas pelo corpo e por isso, devemos obtê-las preferencialmente através de alimentos ou de suplementos vitamínicos.
Sem todas as vitaminas, a vida não se sustenta.
As vitaminas são necessárias ao bom funcionamento do organismo em quantidades diminutas (miligramas ou microgramas) e estão contidas nos alimentos em quantidades muito pequenas.
Quando temos falta de uma dada vitamina (ou de várias), o nosso organismo funciona mal e surgem doenças.
Essas doenças chamam-se avitaminoses.
Algumas delas são tão importantes que têm nomes especiais, como o escorbuto (doença provocada por carências graves de vitamina C e tem como principais sintomas, feridas que não cicatrizam, hemorragias nas gengivas, inchaço e dores nas articulações) ou o beribéri (doença originada pela falta de vitamina B1, provoca fraqueza muscular e dificuldades respiratórias), por exemplo.
A falta de uma ou mais vitaminas pode acontecer quando a alimentação não é suficientemente variada, quando há problemas no organismo que alteram a absorção das vitaminas ou quando, por diversas razões, o corpo está a consumir mais vitaminas.
Para resolver esse problema, pode rever-se a dieta alimentar, e ingerir alimentos que tenham as vitaminas em deficiência, ou então, se receitados pelo médico assistente, podem tomar-se suplementos vitamínicos.
É mais raro, mas também pode acontecer o contrário: excesso de vitaminas. A hipervitaminose pode acontecer quando se ingere um certo tipo de alimentos a mais ou se tomam vitaminas a mais.
As vitaminas dividem-se em dois grupos:- Vitaminas Hidrossolúveis (solúveis em água)
- Complexo B (Vitamina B1, Vitamina B2, Ácido Pantoténico, Vitamina B6, Ácido fólico, Vitamina B12) - Vitamina C- Vitaminas Lipossolúveis (solúveis em gordura)
- Vitamina A- Vitamina D- Vitamina E- Vitamina KNo organismo, proteínas, hidratos de carbono e gorduras agrupam-se para produzir energia e fortalecer os tecidos. Essas reacções químicas são aceleradas por determinadas vitaminas. As Vitaminas Hidrossolúveis não são armazenadas no corpo e devem ser tomadas diariamente para se prevenir a sua deficiência.
Já as Vitaminas Lipossolúveis (A, D, E, K) podem ser armazenadas. O intestino absorve-as e o sistema linfático transporta-as para as diferentes partes do corpo. As vitaminas lipossolúveis estão relacionadas com a manutenção da estrutura das membranas celulares. O consumo excessivo de vitaminas lipossolúveis, particularmente as vitaminas A e D, pode provocar níveis tóxicos ao organismo. Os minerais necessários à manutenção do corpo humano são dezoito e sem eles, as vitaminas não são assimiladas.
Teoricamente, todos os alimentos deveriam conter vitaminas e sais minerais, mas a industrialização e outros métodos modernos de produção de alimentos podem eliminá-los.As excepções são a vitamina D, que é sintetizada pelo organismo (a uma escala limitada), e as vitaminas B12 e K, que são sintetizadas (pela flora bacteriana) no intestino.A preparação dos alimentos, como a cozedura, o descascar (caso a caso, claro) faz com que se percam vitaminas nos alimentos. A vitamina C e as vitaminas do complexo B, por exemplo, que são hidrossolúveis, perdem-se pelo vapor ou pela própria água da cozedura.As vitaminas são sensíveis a alterações de calor, humidade, luz, presença de oxigénio e deficiências do armazenamento As contínuas evoluções no estudo da micronutrição têm demonstrado que cada vez mais pessoas recorrem a suplementos vitamínicos.
Por vezes, a alimentação por si só, não fornece os elementos nutricionais necessários e, para ter um sistema imunitário capaz de combater doenças e de manter um nível excelente de energia e clareza mental, sejamos obrigados a ir buscar esses elementos a outras substâncias: - os Suplementos Vitamínicos.
Os suplementos vitamínicos não são um substituto dos alimentos e não podem ser ingeridos sem eles. Não são uma compensação para a má alimentação, mas poderão, sempre de acordo com a prescrição do médico assistente, fortalecer a boa dieta alimentar. As vitaminas e os sais minerais agem em conjunto entre si e uma dose excessiva pode perturbar o equilíbrio do organismo. Uma suplementação adequada de vitaminas (e sais minerais) vai assegurar a quem a ingere, o consumo das quantidades correctas para a perfeita manutenção da saúde.As vitaminas actuam de modo mais eficaz quando são ingeridas ao logo do dia.
A melhor hora para se tomar a maioria dos suplementos vitamínicos é durante as refeições. Devem ser ingeridas com outros alimentos e sais minerais para serem melhor absorvidas pelo organismo. A maioria das vitaminas pode ser tomada com segurança, mas é necessário que seja feita a prescrição por um Médico Especialista em Nutrição, que vai verificar com segurança se a pessoa tem alguma deficiência vitamínica e indicará a combinação adequada de vitaminas e sais minerais que actuarão em conjunto para tornar mais saudável quem as ingerir.

Etiquetas:


Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]