segunda-feira, 30 de agosto de 2010

 

MILHO

 
O milho deveria ser muito mais consumido, o grão pode ser usado verde ou seco. Tem um alto teor de hidratos de carbono (açúcar), vitaminas B e minerais de cálcio, fósforo e ferro. O milho estimula o sistema nervoso (principalmente a atividade cerebral e os órgãos do sentido), o metabolismo, a atividade muscular e o trabalho do fígado. Fortalece o coração e os pulmões.
Veja como ele pode entrar no seu cardápio: cozido em pouca água e pouco sal, em sopas, cremes, suflês, refogado com temperos, como recheio para qualquer prato, em bolinhos, no forno com um pinguinho de manteiga, assado na brasa, em angu (polenta) e mingau salgado. Também pode ficar para a sobremesa, como canjica, curau, pamonha, sorvete, bolo, cozido com mel, pudim, mingau doce. Com o grão seco fazem-se as farinhas de milho. Com elas podem-se preparar cuscuz doce ou salgado, bolos, biscoitos, broas, polenta, creme, sopas, massa para tortas e pães. A maizena é farinha de milho refinada, e por isso tem menos valor nutritivo.
Do milho se extrai ainda um óleo adequado para o regime de colesterol e para as pessoas com arteriosclerose. O grão fermentado serve para a fabricação de álcool, utilizado em algumas bebidas. Os “cabelos” ou “barba” do milho têm propriedades terapêuticas específicas: sob a forma de chá, eliminam o excesso de água no organismo e ajudam a dissolver e eliminar cálculos renais.
O chá também pode ser usado como tônico antisséptico e cicatrizante no tratamento de acnes. O sabugo do milho seco é aproveitado como combustível e as palhas são usadas na confecção de esteiras e no artesanato.

Etiquetas:


quarta-feira, 25 de agosto de 2010

 
  LENTILHAS  
Três tipos de lentilhas
A lentilha (Lens esculenta) é uma pequena trepadeira anual, da família das leguminosas, de origem asiática, cultivada universalmente. Essa erva possui folhas penadas, com folíolos minutos. As suas flores são papilionáceas, pequenas, alvacentas ou algo violáceas. As suas vagens (legumes) são curtas, com uma ou duas sementes discóides altamente nutritivas e muito apreciadas como alimento.
  Curiosidades
- Segundo o Génesis, primeiro livro da Bíblia, Esaú cedeu a Jacob o seu direito de primogénito em troca de um prato de lentilhas.
- Comer lentilha durante a passagem de ano é um hábito comum em países como o Brasil, o Chile e a Venezuela. Acredita-se que as pequenas sementes, circulares e achatadas como moedas, atraem boa sorte no âmbito financeiro.

Etiquetas:


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

 
    MAÇAS 


"Uma maça por dia dá uma vida sadia"

O consumo regular de maçã é excelente para se prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão recomendada de uma unidade por dia.
Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca. Também auxilia no processo de emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol.
O alto teor de potássio contido na polpa da maçã libera o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.
Também apresenta propriedades medicinais, e produz efeitos benéficos sobre o coração, tanto pelo elevado teor de potássio, quanto pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, prevenindo a arteriosclerose. Por tudo isto, melhora a circulação sanguínea, reduzindo, consequentemente, o trabalho cardíaco e prolongando a vida útil do coração.
Pode ser usada como uma espécie de laxante, pois auxilia na eliminação das fezes. Actua da seguinte maneira: durante a digestão, absorve a água, e, durante a eliminação, libera esta água que ficou armazenada, não deixando que as fezes sequem e causem problemas posteriores, como a prisão de ventre.

A maçã contém as seguintes vitaminas: B1, B2 e Niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro.
Fermentada, é utilizada na elaboração de bebidas alcoólicas como a sidra asturiana, o Calvados francês e a sagardua basca.

É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames. A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso.
A sua casca seca é empregada como chá para purificar o sangue e como diurético.

Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é junto dela que estão a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais.

Na hora de comprar, escolha as de casca de cor acentuada e brilhante, polpa firme, pesadas, sem partes moles, furos ou rachaduras.

Etiquetas:


domingo, 15 de agosto de 2010

 
    PEPINO  
- Baixo teor de calorias.
- Boa fonte de fibras.
- contém pequenas quantidades de vitamina C e folato.

Os pepinos pertencem à mesma família do melão, da abóbora e da abobrinha, mas não são tão nutritivos. Um pepino de aproximadamente 20 cm proporciona somente 10% da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) de vitamina C e pequenas quantidades de folato e potássio. Apesar da casca conter vitamina A, os pepinos são geralmente consumidos sem ela, visto que são cobertas por uma camada de cera protetora para retardar a deterioração.

Como são compostos de aproximadamente 95% de água, os pepinos têm um teor de calorias muito baixo – menos de 15 calorias em uma xícara de pepino.

Os naturalistas geralmente recomendam o pepino como diurético natural, mas qualquer aumento no fluxo ou na freqüência da urina provavelmente se deve ao seu conteúdo de água, e não à outra substância.

Os pepinos são muito usados em saladas ou como picles. O seu suco é utilizado em máscaras faciais, cremes, loções, xampus e outros cosméticos.

Os pepinos são muito valorizados em todo o mundo. O prato mais comum feito com pepinos é a salada, onde são servidos crus cortados em cubos ou fatias, junto com tomate e cebola e temperados com azeite, vinagre e ervas e, em alguns casos, iogurte.

Etiquetas:


terça-feira, 10 de agosto de 2010

 
  ARROZ 
Três mil milhões de pessoas baseiam a sua alimentação neste alimento. É um produto acessível, energético e pode ser combinado com inúmeros ingredientes. Mas será que é mesmo tão saudável e completo?

O que contém: - Os nutrientes que mais se destacam no arroz são os hidratos de carbono, uma boa fonte de energia - É um alimento pobre em gordura

- As proteínas que contém são de baixo valor biológico (o arroz tem pouca lisina, um aminoácido que está na base de várias proteínas)

- A maior parte dos seus minerais (cálcio, ferro e magnésio) e a sua fibra concentram-se no gérmen e no farelo, pelo que se recomenda o arroz integral, mais completo do que o refinado

- Contém vitaminas B1, B2 e B3


As variedades
Existem até 8.000 tipos diferentes de arroz, mas todos eles se enquadram em dois grupos básicos, de acordo com a dimensão dos bagos: grão curto e grão longo.
As variedades mais consumidas em Portugal são o carolino (de grão curto e arredondado) e o agulha (de grão longo e fino). No entanto, os arrozes exóticos têm cada vez mais adeptos, como é o caso do basmati, de origem indiana (grão longo, fino e aromático) e das variedades especiais para risotto (arborio, carnolli e vialone).
O sucesso de uma receita pode depender da escolha adequada da variedade de arroz. Por exemplo, o arroz de grão longo coze mais depressa e fica mais solto, sendo o mais indicado para guarnições e saladas.
Já o arroz de grão curto, por ser mais rico em amido, tem tendência para colar durante a cozedura, o que lhe dá a consistência ideal para pratos da cozinha tradicional portuguesa, como arroz de marisco, arroz de grelos e sobremesas como o arroz doce.
O arroz integral

O arroz integral não tem casca, mas tem farelo. É parcialmente elaborado para evitar muitas horas de cocção. Pode dizer-se que é um arroz descascado mas que não é polido.
Este aspecto é muito importante, porque enquanto 100 g de arroz integral cru têm 0,90 g de fibra, a mesma quantidade de arroz refinado só contém 0,10 g. E, se estivermos a falar de vitaminas e minerais, a concentração pode triplicar.
Tempo de cozedura

O arroz de grão arredondado tem um tempo de cocção de 18 a 20 minutos. O de grão longo, cerca de 15 minutos. O integral precisa de 35 a 40 minutos para cozer, apesar de este tempo poder ser reduzido se o deixar de molho durante a noite.
Quantidade de água
A maioria dos arrozes requerem, pelo menos, o dobro do volume de água.
Quantidade ideal
Pode comer arroz duas a três vezes por semana. De preferência, deve cozinhá-lo sem acrescentar mais que uma colher de azeite por comensal, se não se quiser aumentar o seu conteúdo calórico.
Convém não esquecer que pode ser acompanhado de outros ingredientes, como carnes, peixes e molhos que completam o valor proteico do arroz, mas que também podem subir consideravelmente o conteúdo calórico da receita em questão.

Etiquetas:


domingo, 8 de agosto de 2010

 

SALSA
Combate gases intestinais, estimula o apetite, facilita a digestão e limpa os brônquios. Um chá de folhas de salsa é um poderoso diurético, aconselhado em casos de gota. A salsa atua também como auxiliar na cura de afecções hepáticas e hipertensão. A infusão da salsa é feita deixando por dez minutos 30gr de sementes de salsa (novamente não usar as destinadas a plantio, e sim as retiradas da planta) em 200g de água fervente, filtrar o liquido, bebendo metade em seguida; o restante três horas depois.

A salsa é uma das ervas com propriedades terapêuticas menos reconhecidas. Ela contém mais vitamina C do que qualquer outro vegetal da nossa culinária (166mg por 100g).
Isso é três vezes mais que a laranja.
A salsa contém também ferro (5.5mg /100g), manganésio (2.7mg / 100g), cálcio (245mg / 100g) e potássio (1mg / 100g) .
Esta planta é um poderoso diurético, curando a retenção de água no organismo, sendo recomendada para pedra nos rins, reumatismo e cólica menstrual.
Sua alta concentração de vitamina C ajuda na absorção de ferro. O suco de salsa, sendo uma bebida natural, pode ser tomado misturado com outros sucos, 3 vezes ao dia.
As folhas podem ser mantidas no congelador, e seu uso é recomendo na culinária diária, pois além de saudáveis, dão óptimo sabor a qualquer receita.

Etiquetas:


quinta-feira, 5 de agosto de 2010

 
  CHEROVIA 

A cherovia chirívia, cherivia, cheruvia ou pastinaga (Pastinaca sativa) é uma raiz que se usa como hortaliça, relacionada com a cenoura, embora mais pálida, parecida com o nabo e com sabor a uma mistura única e extremamente agradável de ambos os legumes.

Onde deve ser cultivada ?
Esta raiz não é própria de climas quentes, pois
necessita geadas para desenvolver o seu sabor. É própria para regiões com terrenos arenosos, pelo que se pode encontrar na região da Serra da Estrela.
Para as escolher deve seguir os mesmos princípios do que quando escolhe cenouras. Escolha-as firmes, de preferência de tamanho uniforme para ficarem mais bonitas na apresentação. Pode escolhê-las de todos os tamanhos, mas evite as demasiado grandes que podem ter um talo fibroso.

Como pode ser cozinhada ?


Estas são tipicamente cortadas em fatias finas e cozidas em água e sal e depois são temperadas com sal e sumo de limão. De seguida, passam-se por ovo e farinha, e depois são fritas em azeite ou óleo .

Etiquetas:


domingo, 1 de agosto de 2010

 

   PÊRAS  
Suculentas e doces, com textura simultaneamente macia e algo granulosa, as peras são bastante apreciadas em Portugal.
São ricas em potássio, que desempenha um papel regulador ao nível da tensão arterial, vitamina C, ácido fólico e pectina, uma fibra solúvel, que ajuda a regularizar o trânsito intestinal.
 O seu valor calórico é reduzido – cada 100g de pêra fornece cerca de 41 Kcal.

Apesar de não estar perfeitamente documentado na literatura científica, as peras são muitas vezes recomendadas pelos profissionais de saúde como alimento hipoalergénico uma vez que a probabilidade do seu consumo causar reacções adversas é muito reduzida comparativamente a outros frutos.
Por isso, costuma ser das primeiras frutas a ser introduzida na alimentação dos bebés.

A pêra deve ser consumida quando estiver com a casca firme sem fissuras, cortes ou manchas. Deve ser mantida em local fresco e seco evitando a utilização do frigorífico de modo a que não ocorram alterações do seu sabor e aroma.
Para se aproveitar ao máximo o seu poder antioxidante deve ser consumida no seu estado maduro. Na culinária pode ser utilizada na confecção de geleias e compotas, tortas, cremes, purés, sobremesas, batidos e gelados, além de constituir uma excelente sobremesa ou merenda in natura.

As pêras secas fornecem muitas calorias e são fonte razoável de fibras. Contêm ferro e são ricas em potássio. Podem ser consumidas directamente da embalagem como merenda ligeira mas muito energética ou podem ser colocadas de molho antes de serem cozidas

Etiquetas:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]