quinta-feira, 30 de setembro de 2010
ERVILHAS
Valor nutritivo:
Vitaminas A, B, C, cálcio, fósforo e ferro.
A ervilha-torta, de sabor adocicado, pode até ser comida crua, em pequenas quantidades.
A ervilha rasteira só permite o consumo das sementes cozidas, e sua casca pode ser aproveitada para enriquecer um caldo de legumes.
Vitaminas A, B, C, cálcio, fósforo e ferro.
A ervilha-torta, de sabor adocicado, pode até ser comida crua, em pequenas quantidades.
A ervilha rasteira só permite o consumo das sementes cozidas, e sua casca pode ser aproveitada para enriquecer um caldo de legumes.
As duas são mais digestivas quando cozidas. Dessa forma, podem ser usadas como saladas, refogados, acompanhamento de assados, aves etc. As sementes ficam também uma gostosura no recheio de panquecas, omeletes, risotos, molhos, cuscuz, tortas, empadinhas. Ou ainda, entrar na composição de um saudável e colorido prato de legumes.
Etiquetas: Ervilhas
terça-feira, 28 de setembro de 2010
CAMOMILA
Chá de Camomila
É calmante, antiespasmódico e sonífero, devendo ser feito o chá na hora de tomar. Indicado para dores reumáticas, neste caso usa-se as flores secas que são cozidas em banho-maria no óleo; após duas horas de cozimento, côa-se e depois de frio massageia-se com esse óleo as regiões doloridas.
Usa-se o chá também para combater dores abdominais, cólicas intestinais com gases, cistite, inflamações bucais, conjuntivites.
sábado, 25 de setembro de 2010
MAÇAS
A maçã é uma das frutas mais cultivadas do mundo. A maioria das maçãs produzidas são frutos das macieiras, árvores da família Rosaceae, pertencentes ao género Malus. As variedades mais comuns são M. domestica e M. sieversii e respectivos híbridos.
História
A maçã foi uma importante fonte alimentícia em todos os climas frios e, provavelmente, a macieira é a árvore cultivada há mais tempo. São a espécie de fruta, à excepção dos cítricos, que pode ser conservada durante mais tempo, conservando boa parte do seu valor nutritivo. As maçãs de Inverno, colhidas no final do Outono e guardadas em câmaras ou armazéns acima do ponto de congelamento, têm sido um alimento destacado durante milénios na Ásia, Europa e nos Estados Unidos (desde 1800). A maçã, cientificamente falando, não é realmente um fruto, é sim um pseudo-fruto (falso fruto).
Importância nutritiva
A maçã é excelente para prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, através da ingestão de uma maçã por dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca. Também tem um efeito acentuado para emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.
A maçã produz uma acção benéfica sobre o coração actuando de duas formas: pelo elevado teor de potássio e pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, evitando a arteriosclerose. Por tudo isto, melhora a circulação sanguínea, reduzindo o trabalho cardíaco, prolongando a vida útil do coração. Também tem propriedades medicinais, ao ser suavemente usada como uma espécie de laxante, pois ajuda na eliminação das fezes. Ela actua da seguinte maneira: durante a digestão ela absorve a água e durante a eliminação ela liberta esta água que ficou armazenada, assim, não deixando que as fezes sequem, causando problemas posteriores como a prisão de ventre.
A maçã possui as seguintes vitaminas: B1, B2 e Niacina, e também contém sais minerais como Fósforo e Ferro. Fermentada é utilizada para elaborar bebidas alcoólicas como a sidra asturiana, o Calvados francês e a sagardua basca.
Espécies cultivadas Há mais de 7.500 espécies e variedades de maçãs. As diferentes espécies encontram-se em climas temperados e subtropicais, já que as macieiras não florescem em áreas tropicais, pois necessitam de um número importante de horas de frio, que é variável em função da variedade cultivada. As variedades da família da Gala, por exemplo, necessitam de um Inverno com cerca de 700 horas de frio (temperatura abaixo de 7,2 oC) para terem o rendimento ideal na colheita
Etiquetas: Maças
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
MANGA
Saborosa, suculenta e versátil, a manga é a segunda fruta tropical mais consumida no mundo.
Apesar de só ter chegado ao Ocidente a partir da época das grandes navegações, rapidamente ganhou fama. Nos países com clima propício, como o Brasil, adaptou-se tão bem que muitos chegam a pensar que é uma planta nativa.
Originária do sudeste asiático, a manga provavelmente foi domesticada na Índia, há pelo menos 4.000 anos antes de Cristo. Neste país, é considerada a rainha das frutas e por muito tempo foi o símbolo da realeza.
Durante as civilizações greco-romanas e a Idade Média, a manga era totalmente desconhecida dos europeus. Ela só foi introduzida nesse continente após a criação das colônias portuguesas na Índia e a ocupação britânica em grande parte do território daquele país.
Os portugueses, que conheceram a fruta em Kerala, estado no sudoeste da Índia, popularizaram o nome manga, do malaiala, língua oficial de Kerala. E também levaram a fruta para suas colônias africanas e, destas, para o Brasil, onde as condições climáticas propiciaram o excelente desenvolvimento da fruta e suas variedades.
Nos Estados Unidos e no México, a manga chegou a partir das Filipinas, fazendo com que a variedade predominante fosse, até recentemente, a Manila. Na Flórida, um dos mais importantes centros distribuidores da fruta, a manga chegou em 1861, vinda de Cuba.
No Brasil, a manga é preferencialmente consumida fresca e no preparo de doces. Na Ásia, além do consumo de variedades mais amargas, a manga verde é muito utilizada em preparações que entram em receitas salgadas, como o chutney. Na Índia, até o caroço da fruta é aproveitado: dele é produzido uma farinha utilizada no preparo do chapati, típico pão indiano com formato que lembra uma panqueca.
PRINCIPAIS NUTRIENTES:
A manga é rica em vitamina C e betacaroteno, precursor da vitamina A no organismo. É também rica em fibras e fonte de vitamina E.
CURIOSIDADE:
A crença popular – é falsa – que “manga com leite mata” pode ter uma origem sócio-econômica. Uma teoria é que a idéia foi difundida pelos senhores de escravos na época do Brasil Colônia, para evitar que os escravos comessem a fruta, considerada tão nobre que devia ser consumida apenas pela alta classe. O leite, ao contrário, era abundante nas fazendas, e distribuídos aos escravos.
Etiquetas: Mangas
quarta-feira, 15 de setembro de 2010
MORANGOS
O morango é bem-vindo nos casos de hipertensão e pelo seu teor em vitaminas. Sem açúcar, como convém à saúde.
Os povos antigos conheciam e utilizavam os morangos selvagens dos bosques, numa altura em que não existia qualquer cultura de morangos. Acabaria por surgir verdadeiramente (em França) no século XVIII com Amédée François Frézier, que trouxe grandes morangos do Chile e do Peru. Os morangos crescem em estado selvagem na América e na Ásia e ainda nas zonas submontanhosas da Europa Ocidental. Hoje em dia, existem mais de 600 variedades que diferem no tamanho, na textura, na cor, no sabor, e que têm as mais variadas utilizações.
Qualidades Alimentares e Terapêuticas
O morango constitui uma excelente fonte de vitamina C e uma boa fonte de silício (Si), de potássio (K) e de magnésio (Mg). É ainda uma excelente fonte de vitamina B9 (ácido fólico). Os morangos contêm um derivado salicílico que explica as suas virtudes curativas em casos de reumatismo e gota. Contém diversos açúcares (frutose e sobretudo levulose). Os seus sais minerais são ligeiramente laxativos e combinam-se com a acção celulósica das pequenas sementes que estimulam delicadamente os intestinos mais preguiçosos. Diz-se que os morangos varrem as toxinas. Os morangos são considerados diuréticos, laxativos, depurativos. São alcalinizantes do sangue e reforçam a imunidade natural.
Benefícios para a saúde
Morangos em caso de…
- Intestinos com tendência a prisão de ventre crónica, desinterias.
- Reumatismo, cálculos renais, gota, dores artríticas (utilizar o sumo).
- Estômagos demasiado quentes, demasiado biliosos.
- Febre tifóide (destruição do bacilo da tifóide, segundo Bertholet).
- Acne, herpes.
- Hipertensão.
- Rugas, manchas vermelhas,perda de tonicidade pele.
- Catarro pulmonar.
Contra-indicações
- Colite, diverticulose.
- O consumo de morangos pode provocar uma libertação de histamina no organismo, responsável por alergias em pessoas com maior predisposição (nomeadamente urticária).
Modo de consumo
Devem ser escolhidos de forma a serem homogeneamente vermelhos. Uma zona branca ou verde próximo do pedúnculo indica falta de sabor. Devem ser consumidos no princípio das refeições, sem açúcar. Os frutos que crescem em pleno campo têm mais vitamina C do que os que são cultivados em estufa. Deve ser consumido com prudência (possibilidade de reacção das glândulas sudoríparas: transpiração, vermelhões, erupções). Nunca adicionar açúcar aos morangos. Junte puré de amêndoa para obter uma mistura mais nutritiva, rica em ferro, fósforo e cálcio.
Conservação
Os morangos são muito perecíveis. Podem conservar-se alguns dias no frigorífico. Para uma conservação mais correcta, não devem ser lavados nem lhes deve ser cortado o pé.
Etiquetas: Morangos
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
LARANJAS
Um Pouco de História
Pensa-se que, a laranja tenha sido trazida da China para a Europa, no séc. XVI, pelos Portugueses. Daí que em vários países, especialmente nos Balcãs, as laranjas sejam denominadas “portuguesas” (ex. Na Grécia, laranja, diz-se portokali) .
Papel da Laranja na Alimentação saudável
Todos os diferentes grupos de alimentos devem fazer parte de uma alimentação saudável e racional. As frutas e os produtos hortícolas, devem ser ingeridos em maior quantidade que outros alimentos. Na generalidade, as frutas são ricas em fibra vegetal, vitaminas e minerais, sendo todos eles nutrientes protectores e reguladores. A Laranja é uma fruta com elevado teor em água e baixo teor calórico. Além de ser rica em vitamina C, também constitui uma excelente fonte de ácido fólico, potássio, magnésio, e em pectina, uma das fracções da fibra vegetal, importante na regulação dos valores de colesterol. A sua cor característica deve-se às quantidades apreciáveis de β-caroteno. A quantidade de fibra que este fruto tem, é apreciável, e esta encontra-se sobretudo entre a casca e polpa (a “parte branca” da laranja, que é muitas vezes removida).
Quando Comprar
A melhor época para comprar laranjas vai desde meados do Outono, até à Primavera. Em geral, a laranja é tanto mais rugosa, quanto mais pesada for. As laranjas que são consumidas a curto prazo, podem ser deixadas à temperatura ambiente, no entanto, se pretender conservá-las durante mais de uma semana, deve colocá-las no frigorífico. Quando armazenadas, aconselha-se que estejam ligeiramente afastadas entre si.
Propriedades da Laranja
A composição nutricional da Laranja faz desta fruta, um aliado à saúde cardiovascular, devido ao efeito antioxidante dos seus nutrientes (impedem que o “mau colesterol”, LDL, se acumule nos vasos sanguíneos). Esses nutrientes com propriedades antioxidantes são também uma forma de prevenção contra outras doenças degenerativas como cancro. O consumo de laranjas com alimentos ricos em ferro, aumenta a absorção do ferro pelo organismo, o que é benéfico para indivíduos que sofrem de anemias ferropénicas. A fibra solúvel que existe na laranja pode facilitar o trânsito intestinal, diminuir a absorção dos níveis de colesterol e diminuir a os picos glicémicos (reduzir os picos de açúcar no sangue). A Laranja, previne gripes e resfriados, pois combate a falta da vitamina C. Desintoxica o organismo e ajuda o trabalho dos intestinos. Possui alto teor de vitamina A, C, complexo B, ferro e hidrato de carbono. Além disso, é laxante, diurética, calmante, digestiva, antifebril, anti-hemorrágica e restaura o fluxo menstrual.
Etiquetas: Laranjas
domingo, 5 de setembro de 2010
PIMENTOS ou PIMENTÕES
Excelente fonte pouca calórica de vitamina A e C.
Os pimentões são parentes da pimenta malagueta.
Excelente fonte pouca calórica de vitamina A e C.
Os pimentões são parentes da pimenta malagueta.
Os pimentões em forma de sino de quatro lóbulos estão entre as variedades mais comuns no mercado.
Durante o processo de amadurecimento, eles variam em cor, indo de verde ao amarelo e vermelho. Os que colhidos ainda verdes não ficam vermelhos, pois amadurecem somente no pé. Como os pimentões ficam mais doces com a maturação, os vermelhos são mais doces que os amarelos e verdes.
Existem outras variedades de pimentão, como os alongados e amarelados, os com cerca de 35 cm de comprimento e alguns em formato de coração.
Uma porção de 1/2 xícara de pimentão contém apenas 12 calorias, mas o o conteúdo de vitaminas varia de acordo com a cor. Comparando pesos iguais, os pimentões fornecem mais vitamina C que as frutas cítricas. Uma porção de pimentões verdes fornece mais de 100% da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) de vitamina C, enquanto os pimentões vermelhos fornecem 50% a mais de antioxidantes. Por outro lado, uma porção de 1/2 xícara de pimentões verdes fornece apenas 5% da RDA de vitamina A na forma de betacaroteno, comparados a 55% da RDA nos vermelhos. Além disso, os pimentões fornecem quantidades pequenas de vitamina B6 e folato.
Os pimentões de cores fortes possuem alto teor de bioflavonóides, pigmentos vegetais que ajudam a prevenir contra o câncer, de ácidos fenólicos que inibem a formação de nitrosaminas cancerígenas e de esterol vegetal, precursor da vitamina D que parece proteger contra o câncer.
Os pimentões podem ser servidos crus, fatiados como aperitivos, na salada ou em pastas, cozidos no vapor, tostados, recheados ou cozidos. Cozinhar no vapor, fritar ou outros métodos de preparo rápido não reduz de forma significativa seu valor nutricional.
Etiquetas: Pimentos
quarta-feira, 1 de setembro de 2010
Os milagres do Vinagre
O vinagre provém da fermentação de uma bebida alcoólica e, quase sempre, o vinagre mais indicado é feito da cidra (maçã) ou do vinho. Nela, o álcool mistura-se ao oxigénio contido no ar para desaparecer e se transformar em ácido acético e água. Muito simples de ser preparado, o vinagre é, entre outras coisas, dotado de uma vasta gama de vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais e várias enzimas.
Mesmo depois de 10.000 anos, há ainda quem pense que no vinagre tem toda a sorte de virtudes que podem lutar contra a artrite, osteoporose, cancro, azia, diarreia e outras tantas doenças, além do combate ao envelhecimento. Os poderes curativos e profiláticos provenientes do uso do vinagre vêm desde os tempos mais remotos até ao reconhecimento científicos dos nossos dias.Os benefícios atribuídos ao vinagre são quase miraculosos, para a saúde, quando provém do vinagre de cidra. Ele contém mais de trinta elementos nutritivos importantes, uma dúzia de minerais, de vitaminas, de ácidos essenciais e várias enzimas como a pectina, boa para o coração. Igualmente encontra-se ferro, vitamina B12, ácido fólico ( bom no combate à anemia) e cálcio.
Cientistas têm mostrado que se for adicionado vinagre à água onde está mergulhado um osso, o cálcio do osso será extraído e ficará depositado no fundo do recipiente. Hipócrates, o pai da medicina costumava tratar seus pacientes com esta bebida. Utilizada como desinfectante e, inclusive, ainda hoje, alguns hospitais fazem uso do vinagre que tem assegurado sua eficácia não apenas em matéria de saúde e suas qualidades nutrientes, mas também pela sua composição competente para fins anticépticos.
Essas qualidades anticépticas (ele mata os micróbios) e antibióticas.
Contém bactérias que são "inimigos" de micro-organismos infecciosos e que estão provadas. Os cientistas não conseguem ainda explicar todos os seus efeitos e aplicações. Os tipos de vinagre são tão variados quanto as espécies de maçãs; mas uma coisa é certa: quanto mais natural for o produto, mais essas qualidades serão reforçadas. Um teste muito simples para isso: se não houver nenhum depósito no fundo da garrafa é sinal de que ele foi muito filtrado; senão, com o depósito quieto do fundo da garrafa você pode preparar o melhor dos vinagretes (tipo de molho).
Propriedades curativas
O vinagre de cidra (maçã) que se encontra facilmente à venda, tem propriedades muito parecidas com a química dos sucos gástricos segredados pelo estômago e por isso, capaz de matar bactérias nocivas à saúde. Talvez seja essa a razão pela qual deduz-se que ele facilite à digestão. Curiosamente, encontra-se, ainda, médicos que recomendam que se faça uso de duas colheres de vinagre após as refeições, regularmente, para evitar intoxicações alimentares, tal como antigamente.
O envelhecimento, problemas cardíacos, câncer e catarata são sintomas do mal causado pelos radicais livres sobre o organismo. Os antioxidantes absorvem os radicais livres. O betacaroteno que há no vinagre é um antioxidante poderoso. Enfim, o vinagre trata de certas afecções da pele porque o pH é o mesmo de uma pele saudável.Picadas de abelhas, vespas ou efeitos da água-viva podem ser aliviadas, se sobre o local atingido for posto uma mistura de água com vinagre e em seguida deixar o local atingido exposto ao sol por alguns minutos; um banho de água morna com um copo de vinagre adicionado à água, por exemplo, podem amenizar a sensação de ardência e queimadura; o alívio da coceira provocada pelas picadas de mosquitos também pode ser propiciado, passando um algodão com vinagre.
Mesmo depois de 10.000 anos, há ainda quem pense que no vinagre tem toda a sorte de virtudes que podem lutar contra a artrite, osteoporose, cancro, azia, diarreia e outras tantas doenças, além do combate ao envelhecimento. Os poderes curativos e profiláticos provenientes do uso do vinagre vêm desde os tempos mais remotos até ao reconhecimento científicos dos nossos dias.Os benefícios atribuídos ao vinagre são quase miraculosos, para a saúde, quando provém do vinagre de cidra. Ele contém mais de trinta elementos nutritivos importantes, uma dúzia de minerais, de vitaminas, de ácidos essenciais e várias enzimas como a pectina, boa para o coração. Igualmente encontra-se ferro, vitamina B12, ácido fólico ( bom no combate à anemia) e cálcio.
Cientistas têm mostrado que se for adicionado vinagre à água onde está mergulhado um osso, o cálcio do osso será extraído e ficará depositado no fundo do recipiente. Hipócrates, o pai da medicina costumava tratar seus pacientes com esta bebida. Utilizada como desinfectante e, inclusive, ainda hoje, alguns hospitais fazem uso do vinagre que tem assegurado sua eficácia não apenas em matéria de saúde e suas qualidades nutrientes, mas também pela sua composição competente para fins anticépticos.
Essas qualidades anticépticas (ele mata os micróbios) e antibióticas.
Contém bactérias que são "inimigos" de micro-organismos infecciosos e que estão provadas. Os cientistas não conseguem ainda explicar todos os seus efeitos e aplicações. Os tipos de vinagre são tão variados quanto as espécies de maçãs; mas uma coisa é certa: quanto mais natural for o produto, mais essas qualidades serão reforçadas. Um teste muito simples para isso: se não houver nenhum depósito no fundo da garrafa é sinal de que ele foi muito filtrado; senão, com o depósito quieto do fundo da garrafa você pode preparar o melhor dos vinagretes (tipo de molho).
Propriedades curativas
O vinagre de cidra (maçã) que se encontra facilmente à venda, tem propriedades muito parecidas com a química dos sucos gástricos segredados pelo estômago e por isso, capaz de matar bactérias nocivas à saúde. Talvez seja essa a razão pela qual deduz-se que ele facilite à digestão. Curiosamente, encontra-se, ainda, médicos que recomendam que se faça uso de duas colheres de vinagre após as refeições, regularmente, para evitar intoxicações alimentares, tal como antigamente.
O envelhecimento, problemas cardíacos, câncer e catarata são sintomas do mal causado pelos radicais livres sobre o organismo. Os antioxidantes absorvem os radicais livres. O betacaroteno que há no vinagre é um antioxidante poderoso. Enfim, o vinagre trata de certas afecções da pele porque o pH é o mesmo de uma pele saudável.Picadas de abelhas, vespas ou efeitos da água-viva podem ser aliviadas, se sobre o local atingido for posto uma mistura de água com vinagre e em seguida deixar o local atingido exposto ao sol por alguns minutos; um banho de água morna com um copo de vinagre adicionado à água, por exemplo, podem amenizar a sensação de ardência e queimadura; o alívio da coceira provocada pelas picadas de mosquitos também pode ser propiciado, passando um algodão com vinagre.
Etiquetas: Vinagre
Subscrever Mensagens [Atom]