sábado, 23 de outubro de 2010

 

 

   ORÉGÃO 

orégão, é uma erva perene e aromática muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos preparados culinários. Considera-se que as folhas secas tem melhor sabor.
O orégão tem alta actividade anti-oxidante pela presença do ácido fenólico e flavanóides. Tem ainda propriedades anti-microbianas contra Listeria monocytogenes (infecção bacteriana ) e outras patogenias presentes nos alimentos, o que faz com que seja bom para ajudar a preservá-los.
É um ingrediente imprescindível da culinária italiana, onde é utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne e nas célebres pizzas. Junto com o manjericão  dá o carácter da culinária italiana.
O orégão deve ser utilizado em receitas de saladas, em molhos de manteiga para pratos de peixe, bem como em receitas de carne que levem pimentão e alho. Mas só deve adicionar os orégãos nos últimos minutos de cozedura. O seu forte aroma perde-se rapidamente quando é exposto à acção do calor.
Valor Terapêutico: estimulante, anti-espasmódico, expectorante, depurativo, digestivo. Utilizado na cura da asma, catarros, nevralgias, menstruações difíceis, constipações e reumatismo.

Etiquetas:


Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]