sexta-feira, 12 de novembro de 2010

 
 
NABO

Os grelos são as folhas verdes da planta do nabo, conhecidos pela sua saborosa raiz. O Nabo, conhecido cientificamente como Brassica Rapa, pertence à família das Cruciferae, e é um primo de outros legumes muito importantes na nutrição e saúde humana, como a couve, repolho ou bróculos.
O seu ligeiro sabor amargo é na realidade muito apreciado sendo utilizado na confecção de sopas da cozinha de todo o mundo, com especial destaque para a cozinha sul-americana e mediterrânica.
Alimento e remédio, do nabo só se falam maravilhas. Contém vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, fósforo, potássio, enxofre e sódio. Aproveita-se tudo: folhas, talos e raiz. A raiz tem mais minerais que as folhas; e essas, maior concentração de vitaminas, inclusive a vitamina P, necessária para a perfeita absorção e eficiência da vitamina C.
Como alimento, a raiz deve ser consumida crua, para que possa dar o máximo de proveito. As folhas e talos são usados em saladas, caldos, sopas, cozidos, refogados, como recheio. A ênfase para que o nabo faça parte da alimentação é comum a todas as práticas médicas e nutricionais.
Diz-se que ele deve constar das nossas saladas uma a duas vezes por semana, por ativar o metabolismo e as funções cerebrais e aumentar a vitalidade.
Uma porção de nabo ralado deve acompanhar qualquer refeição com frituras, para que a digestão seja perfeita e para anular as calorias e efeitos nocivos do óleo frito. O nabo deve constar obrigatoriamente do cardápio dos idosos, por suas propriedades tônicas e mineralizantes.
O nabo ainda tem propriedades diuréticas, refrescantes e alcalinizantes. Como diurético, é excelente para prevenir e eliminar os cálculos renais e da vesícula, e muito útil nos regimes de emagrecimento, porque elimina a retenção de água no organismo. Purifica o sangue e favorece a expectoração nos tratamentos de catarros pulmonares, tosse, bronquite, asma e tuberculose. Cozido e aplicado como cataplasma (compressa envolta em gaze), combate frieiras, ardores e inflamações em geral.
O caldo do nabo cozido, regulariza a inflamação intestinal aguda ou crônica.
Por sua riqueza em cálcio, o suco de nabo é recomendado às crianças em fase de crescimento (doses pequenas por dia, misturadas ao suco preferido).O suco das folhas e talos é muito eficiente para corrigir a acidez, principalmente se  misturado ao suco de aipo e cenoura. Combinar o suco das folhas do nabo com o de cenoura e dente-de-leão é um dos recursos mais eficazes para o fortalecimento dos dentes e de toda a estrutura óssea. Finalmente, as folhas de nabo cozidas no vapor, em fogo brando, são um ótimo laxante.
Contra indicações: Não deve ser consumido por pessoas com distúrbios na tireóide.

Etiquetas:


Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]