quarta-feira, 10 de novembro de 2010

 

   BATATA - DOCE  

A batata-doce é originária da América Central. Desenvolve-se na extremidade da raiz de uma planta rasteira. É idêntica às batatas comuns, mas, por ser rica em açúcar, tem um sabor doce e uma consistência farinácea.

Os quatro tipos de batata-doce que existem distinguem-se pela cor, cuja intensidade está directamente relacionada com a percentagem de beta-caroteno – utilizado pelo nosso organismo para produzir vitamina A – que possuem, e pelo sabor. A branca é seca e não muito doce. A amarela apresenta um grau de doçura superior. A roxa é mais agradável e, por isso, a predilecta para os doces. Há ainda a batata avermelhada. Algumas possuem o formato clássico de uma batata, arredondado, outras são mais compridas e afuniladas.

A batata-doce é rica em calorias, hidratos de carbono, vitaminas A, B1 e B5, e sais minerais: cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio. Apenas 100 gramas de batata-doce contêm uma quantidade de vitamina A equivalente a 23 quilos de batata comum!... As folhas também são nutritivas e podem ser preparadas como qualquer outra verdura.
A vitamina A é essencial para a saúde dos olhos, da pele e do aparelho respiratório. As vitaminas do complexo B regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo. Os minerais contribuem para a formação dos ossos e dos dentes, sendo ainda auxiliares da regeneração sanguínea.
A batata-doce, à semelhança dos outros alimentos, requer alguns cuidados de acondicionamento para manter as suas características e qualidades nutritivas. Neste sentido, deve ser colocada em lugar fresco, seco e arejado, em camada única, longe da luz solar e protegida dos insectos. Não convém guardá-la no frigorifico antes de ser cozida ou assada, uma vez que perderá o sabor.
 É bom lembrar que, no momento da confecção, a batata-doce assa-se ou coze-se com a casca. As suas propriedades antioxidantes estão especialmente presentes na pele, correspondendo ao triplo da actividade verificada na polpa, independentemente da sua cor. Se for cozida a vapor, conserva todas as características. Se, pelo contrário, se optar pela cozedura em água, acabam por perder-se alguns nutrientes, mormente vitaminas. Ao ser assada, assegura-se a manutenção de grande parte dos nutrientes; todavia, adquire o sabor dos alimentos que a acompanham.

A batata-doce oferece alguns benefícios para a saúde, nomeadamente o que se refere ao combate da obesidade (pelo elevado grau de saciedade que proporciona), da arteriosclerose e da hipertensão arterial. Paralelamente, coadjuva a irrigação sanguínea e é dispensadora de energia àqueles que manifestam necessidades acrescidas, como por exemplo os desportistas.

É um alimento rico em amido, mas não tanto em vitaminas e sais minerais. Ao ser cozida, a batata-doce perde a maior parte do seu teor nutritivo. Quando é frita, mantém boa parte do seu valor – vitaminas A e C e ferro – , mas a fritura não é a melhor forma de prepararmos os alimentos.
Assá-la na brasa ou no forno é uma forma de conciliar os aspectos nutritivos com a digestão. Vai bem ainda em purês, doces e bolos. A batata, de modo geral, é considerada um alimento que dá mais “peso” à refeição do que qualidade. O que merece mais destaque do ponto de vista da nutrição são as folhas da batata-doce.
Elas são muito ricas em vitaminas A, B e C. São uma fonte de minerais, principalmente ferro. Poucas pessoas usam essas folhas por desconhecerem o seu potencial.

Etiquetas:


Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]