quinta-feira, 25 de novembro de 2010

 
  BANANAS 

A Banana é o fruto da bananeira.
A banana tem um caule suculento e subterrâneo (rizoma),  cujo "falso" tronco é formado pelas bases superpostas das folhas. Folhas grandes de coloração verde-clara e brilhantes. Flores em cachos que surgem em séries a partir do chamado "coração" da bananeira.
Existem bananas de diversas cores, ainda que a variedade mais conhecida e comercializada seja a amarela quando está madura. Têm uma forma curva. Tal como o abacaxi, a banana é um fruto partenocárpico, pois, pode formar-se sem fecundação prévia.
É por isso que não possui sementes.

As bananas são ricas em potássio e em fibras.
A banana, fruto da bananeira, é uma fruta tropical de cor verde, quando verde, e amarela, quando madura. O seu formato é alongado, parecido com o formato de um pepino, porém de calibre menor.

A polpa da banana é de cor creme e tem uma textura macia porém um tanto quanto pegajosa. Depois de cortada escurece com facilidade.
As sementes são minúsculas e podem ser engolidas sem maiores problemas, juntamente com a polpa.
A banana é uma fruta muito prática por não necessitar de talheres para o consumo  -  exceptuando-se situações em que a banana é servida flamejada em sobremesas de finos jantares. Mas, apesar de ser muito prática de consumir, no que diz respeito ao transporte, a banana oferece alguns transtornos  -  ela amadurece rapidamente quando retirada do seu cacho e amassa com facilidade.
Além disso a banana é uma fruta muito aromática, transferindo o seu odor para objectos que entrem em contacto com a fruta.

Existem muitas variedades de banana. A variedade mais consumida é a banana "nanica" também chamada banana "caturra" -  este nome sendo o mais apropriado visto que essa variedade é a de maior tamanho entre as várias espécies de banana.  A banana "da terra" é de tamanho ligeiramente maior que a "caturra" e tem uma casca mais angulosa, arestada e escura. Já a banana "maçã" tem tamanho menor, forma mais arredondada e é mais indicada para problemas intestinais, pois tem efeito regulador das "tripas".  A banana "prata" tem o mesmo tamanho da banana "maçã" mas possui a casca semelhante à banana "da terra", por ser também um pouco angulosa.
A variedade mais valorizada no mercado é a banana "prata".

Outra banana muito conhecida do brasileiro é o tradicional também chamado "manguito" -  o gesto obsceno que consiste em dobrar o braço com o punho fechado e segurar a dobra do cotovelo com a outra mão.
CULTURA DA BANANA  -  Banana da Madeira
O cultivo da banana na Madeira é um dos factores de riqueza.
A banana é exportada para vários países da Europa. Com a abertura do mercado a nível mundial e devido à concorrência a produção da banana de qualidade exige técnicas culturais adequadas.
A utilização de novas técnicas culturais permitem, para além da obtenção de frutos de qualidade, o aumento da produtividade e ainda a redução dos curtos de produção.
A utilidade de sistemas de rega exige a existência de tanques.
Actualmente utiliza-se tanques pré-fabricados de fácil montagem e de menor custo relativamente aos tanques tradicionais.

O bicho (Gorgulho) da bananeira é um insecto que no estado adulto mede 1,3 cm.  A lagarta escava galerias nos «troncos» das bananeiras. Quando ataca plantas em produção causa grandes prejuízos.
A colocação de manga plástica azul a envolver o cacho é uma técnica importante para o aumento da qualidade da banana produzida.
Nos cachos expostos directamente ao sol, deve colocar-se sobre o plástico algumas folhas de bananeira secas, de modo a evitar o perigo de queimaduras. O saco é colocado após a limpeza dos resíduos florais (limpeza dos bicos), amarrado folgadamente acima da primeira penca, ficando pendente pelo menos 15cm abaixo da última penca.
O saco deve permanecer aberto no fundo.
Estas técnicas possibilitam uma maior qualidade da banana de forma a poder competir no mercado Europeu com a banana da América Latina e do Equador.

Em Portugal, a banana é cultivada na Madeira e no Algarve (climas quentes e húmidos), durante todo o ano, mas encontra-se no seu melhor entre os meses de Julho e Setembro. É apanhada em cachos ainda verdes e amadurece posteriormente. Depois de amadurecida, torna-se um fruto bastante completo, de fácil digestão e altamente nutritivo, combatendo eficazmente os estados de fraqueza. Contém vitaminas C e B1, ferro, potássio e magnésio, água e hidratos de carbono.
 

Etiquetas:


Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]